7 Passos para Transformar seu Hobby em um Negócio Lucrativo!

A internet de fato alterou os padrões econômicos do mundo! A possibilidade de se conectar com milhares de pessoas sem sair de casa instiga o interesse de funcionários corporativos, insatisfeitos com sua realidade limitada, a buscarem uma nova oportunidade no empreendedorismo.

Nesse novo recomeço é comum observar muitos empreendedores transformarem seus hobbies ou habilidades em uma renda lucrativa! Eu sou bem suspeita para falar sobre esse tema, pois foi justamente assim que a FUN SIZE começou!

Em contrapartida essa aparente facilidade em começar um negócio próprio gera insegurança na hora de fazer essa transição.

Pensando em quem precisa de um empurrãozinho para criar coragem e começar a vender seus produtos na internet, aqui vai um passo a passo descomplicado para não restar dúvidas!

Passo 01 – Paixão: Sempre que converso com empreendedores, independente do seu ramo de atuação, (percebo) uma característica marcante em todos eles: a paixão pelo que fazem!! Chega a ser contagiante a maneira como falam do seu produto ou serviço.

Pra mim esse é o nosso combustível! Pois sem paixão fica difícil enfrentar as situações adversas que inevitavelmente passamos nessa jornada. Então, antes de tudo, analise esse quesito….você é de fato apaixonado por esse hobby que quer transformar em negócio?! Em muitos casos essa resposta é obvia!!

Lembre-se que antes de alcançar a estabilidade como empreendedor, você possivelmente passará maus bocados e a única fonte de força e esperança será sua paixão!!

Passo 02 – Organize-se: Prepare seu ambiente de trabalho! Geralmente começamos trabalhando em casa mesmo! Uma vantagem de quem já tinha a atividade como hobby é de que não precisará investir em ferramentas de trabalho!!

Nessa hora é muito fácil perder o foco e extrapolar o orçamento comprando materiais que você vai acabar nem usando! “Keep it simple!! ou seja, foco no que é simples!! Você precisa apenas do material básico para trabalhar nas primeiras peças, sejam elas encomendas ou material de divulgação.

Nenhum gasto excedente é bem vindo antes que se comece a faturar de verdade!

Passo 03 – Planejamento: No meio dos vulcões emocionais, ansiedades e entusiasmos esse passo fundamental é geralmente esquecido!!

O planejamento é essencial se você quiser que sua empreitada dê certo!! Não jogue tudo para o alto antes de colocar todos os detalhes no papel! Faça um plano simples de quanto pretende faturar, o quanto precisa trabalhar para alcançar essa meta, por quanto precisará vender seus produtos etc. Não se esqueça de contabilizar seus custos fixos mensais….aqueles custos que você deve arcar mesmo sem vender ou produzir! E o mais importante: planejar suas reservas!! Por mais otimista que suas previsões sejam, faça um planejamento de como serão seus gastos nos próximos 3 ou 6 meses, caso não efetue nenhuma venda.

O Sebrae oferece ótimos cursos para quem está começando um negócio, vale a pena entrar no site e dar uma pesquisada: http://www.ead.sebrae.com.br/lista-de-cursos/

Esse planejamento serve além de tudo, para não te desanimar!! Pois é comum que os primeiros meses sejam fracos e, estando preparado, essa fase passa sem causar traumas ou desistências!!

Passo 04 – Estabeleça suas conexões: Não adianta apenas você estar preparado para receber encomendas!! O mundo precisa saber que você existe e está oferecendo seus produtos!

Crie um e-mail e disponibilize um número de telefone para atender seus futuros clientes!! Como contas de e-mail podem ser feitas de graça, crie uma específica para sua nova “empresa”!

Ter uma “vitrine digital” também é um passo importante na hora de divulgar! A internet hoje oferece várias opções e muitas delas sem custo algum!! O Facebook é uma ferramenta que pode ajudar a alavancar suas vendas, comece por ele e com o tempo pesquise algumas outras opções como sites, lojas virtuais e blogs que completam sua forma de interação com os clientes!

As redes sociais são um campo fértil para divulgação do seu produto, esteja presente nas redes relevantes para o seu negócio!! Instagram, Facebook e Pinterest são ótimas opções para começar!!

Passo 05 – Encontre seu grupo: A vantagem de estar nas redes sociais é o contato com as pessoas!!

“Se quiser chegar rápido, vá sozinho….mas se quiser chegar longe, vá acompanhado”

Eu vou repetir muito essa frase por aqui ainda, pode ter certeza!! Mas é a pura verdade…o empreendedor se sente por muitas vezes solitário, então participar de grupos e comunidades com pessoas que compartilham dos mesmos interesses, dúvidas e questionamentos que o seu você é fundamental!

Com essa prática você aprende, troca informações, consegue identificar e pesquisar sobre seu mercado e vender para seus clientes!!

Comece entrando em comunidades no Facebook e outras redes sociais.Com o tempo, se puder, invista em feiras e eventos do seu nicho! Falar com quem está interessado no que você oferece é a chave para fechar bons pedidos!!

Passo 06 – Invista em conhecimento: Quando falo em investir, não é somente no termo financeiro….você pode adquirir muito conhecimento sem gastar um real!! Para isso você precisa investir TEMPO em pesquisar sobre os assuntos fundamentais para sempre melhorar seu negócio!

Muitos empreendedores se frustram, desistem e até vão à falência por falta de conhecimento! Não basta apenas fazer o que gosta, tem que saber o que está fazendo! Certo?

Estude sobre gestão, marketing, inovação e todos esses assuntos fundamentais para seu sucesso!! Para o conhecimento não há limites!! E se com o tempo você puder pagar por um curso em qualquer assunto importante para melhorar seu desempenho como empreendedor, não hesite!

Esse é o único bem que ninguém pode tirar de você!!

Passo 07 – Formalize sua situação: Esse passo não é obrigatório! Mas é importante se você pensa em crescer com seu negócio!!  Desde julho de 2009 os trabalhadores informais que trabalham dentro da legalidade podem optar por formalizar-se abrindo uma MEI (Micro empreendedor Individual).

Com a criação dessa nova categoria pessoas que trabalham por conta própria conseguem o registro no Cadastro Nacional De Pessoas Jurídicas (CNPJ), facilitando a abertura de contas bancárias, pedido de empréstimos e emissão de Notas Fiscais (fundamental para vender para outras empresas.

Existem também os benefícios previdenciários como auxílio-maternidade, auxílio-doença , aposentadoria, entre outros! É necessário pagar uma taxa mensal com valores a partir de de R$ 37,20  a R$42,20 dependendo  da categoria que sua atividade se enquadra!

Para se informar melhor sobre as características desse programa, entre no portal do empreendedor.

Por fim, poderia até incluir um último passo: Tenha coragem! Entenda que a partir de agora a responsabilidade em fazer seus objetivos profissionais e pessoais darem certo está com você!!  Isso não é uma coisa ruim, pelo contrário!! Sua determinação e esforços serão diretamente  transformados em resultados para o seu negócio!

Não tenha medo de “ir pra cima”, conquistar seus clientes e faturar fazendo o que gosta! Esteja preparado para todos os percalços do caminho. Não será uma trajetória fácil, mas com certeza será muito gratificante!!

Boa Sorte!!! 


Tudo que escrevi aqui foi fundamental para o sucesso da Fun Size! Mas quero saber de você, esse artigo trouxe informações importantes para sua tomada de decisão ou ficou alguma dúvida? 

Se você já está nesse caminho empreendedor, conte sua história aqui abaixo!! Adoro ler os comentários deixados por vocês!!

Até o próximo post!!

By | 2017-10-03T04:06:29+00:00 maio 14th, 2014|Uncategorized|

Sobre o Autor:

“Brincar de massinha pode parecer coisa de criança, mas foi motivada por essa paixão de infância que deixei de lado o diploma de Biomédica para me dedicar à arte da modelagem”

Um Comentário

  1. Stilos Produtos 10 de junho, 2016 em 11:52 pm- Responder

    Olá! Gostei bastante das postagens aqui, são postagens exelentes!
    Veja o meu site também, tem artigos e e-books importatíssimos.
    Vale apena!!!

Deixar Um Comentário