Do Biscuit à Cerâmica Plástica: faça a transição sem traumas!!

Sempre recebo dúvidas e perguntas de pessoas que trabalham com biscuit e gostariam de começar a trabalhar com cerâmica plástica, mas não sabem por onde começar!

De longe, a maior preocupação  sobre começar a usar a cerâmica plástica é o preço!! Mas visando ao médio e longo prazo, tenha certeza que essa mudança trará apenas benefícios para sua vida profissional!

A massa em si é bem diferente do biscuit (veja as principais características aqui), tanto em textura como em volume! Mas trabalhar com ela é muito mais fácil! Ela não encolhe, não muda de cor e aceita muito bem impressões e detalhes! Claro que você não vai logo de cara modelar um produto para o cliente sem antes testar a massa…. Mas separe uns dias para brincar com o material, em pouco tempo você terá mais segurança e verá como é fácil trabalhar com a cerâmica plástica!

Um detalhe mais chatinho da cerâmica plástica é que ela precisa ser preparada para a modelagem! Ela vem em bloquinhos e para adquirir a consistência certa para trabalhar você precisa cortar lasquinhas do bloco e sovar! Até ficar modelável, sem pedacinhos duros!!

 
Aqui abaixo, eu preparei um comparativo rápido com as ferramentas mais usadas e algumas características quando trabalhamos com cerâmica plástica!

Superfície Antiaderente : esse item é básico para trabalhar com qualquer tipo de material de modelagem!

Lâminas e Estiletes :  fica difícil usar estilete com biscuit! Eu mesmo nunca tive muito sucesso e acabava usando mais tesourinhas ou cortadores de pizza… já com a cerâmica plástica esse item é essencial e vira uma mão na roda para os seus projetos!!

– Ferramentas e Estecas de Metal: Pra mim esse é o melhor material em se tratando de ferramentas  destinadas ao uso com cerâmica plástica, mas esse quesito é bem pessoal…você deve encontrar a esteca ideal para você! Não será preciso trocar todas as suas ferramentas só para começar a mexer com essa massa, teste suas estecas atuais com o novo material, você conseguirá tirar muito proveito do que já tem!

– Arames/papel Alumínio: Com as técnicas utilizadas em biscuit, principalmente para quem trabalha com noivinhos e topos de bolo, geralmente é utilizada uma estrutura pronta como esqueleto ou mesmo isopor! Para garantir a sustentação e preenchimento dos seus projetos em cerâmica plástica, o uso de arames e papel alumínio é fundamental!!

O esqueleto feito com o arame define a posição e comprimento da sua modelagem, e para dar leveza e economizar massa, usamos o papel alumínio…que também ajuda na cura das partículas de polímeros .

– Rolo de plástico ou acrílico: Geralmente quem trabalha com biscuit já tem esse item!

– Solventes: Esse é um item que assusta a maioria das pessoas que querem  iniciar na cerâmica plástica, mas elas nem percebem que também usam um solvente para finalizar seus trabalhos em biscuit, a água! Como a cerâmica plástica não se dissolve em água, usamos outros tipos de solventes para ajudar na finalização e texturização.

Eu uso bastante o álcool isopropílico para a cerâmica plástica, mas você também pode usar outros solventes (acetona, d-lemonene). Tenha sempre muita cautela quando estiver manuseando o solvente….evite muita exposição ao produto e também proteja seu aparelhos eletrônicos!

– Forno: Outro grande empecilho que as pessoas acham que terão ao trabalhar com a cerâmica plástica é o forno!!  Diferente das cerâmicas tradicionais, a cerâmica plástica não precisa de elevadas temperaturas para ser curada, um forno elétrico comum  que atinja 180°C é o suficiente!

O grande mito é : posso usar meu forno convencional para assar cerâmica plástica? Sim!! Apesar de encontrar fornos elétricos na faixa de R$180, se esse investimento ainda é pesado para você nesse momento, pode usar seu forno de cozinha  sem problemas! É claro que você não vai assar seus trabalhos junto com suas batatas gratinadas para a janta! Contanto que você ventile o ambiente e deixe todos os gases da queima da cerâmica saírem do seu forno, está tudo certo!

Pessoal é simples assim!! Para quem acompanha o blog, em breve postarei vídeos com dicas e truques para otimizar seu trabalho com a cerâmica plástica!

Se você também quer aprender a fazer rostos realistas com qualidade profissional baixe gratuitamente meu ebook: Aprenda Rostos Realistas

Clique no link: http://cursos.viverdemodelagem.com.br/ebook

By | 2017-10-03T01:17:47+00:00 setembro 25th, 2017|Uncategorized|

Sobre o Autor:

“Brincar de massinha pode parecer coisa de criança, mas foi motivada por essa paixão de infância que deixei de lado o diploma de Biomédica para me dedicar à arte da modelagem”

Um Comentário

  1. MARCOS ANDRE SALES ALBUQUERQUE 12 de dezembro, 2016 em 5:42 pm- Responder

    https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=-PtOWNTBDdDM8Aeeuq7wBw&gws_rd=ssl#q=massa+das

    Comprei essa massa para fazer os meus trabalhos, isso é Ceramica Fria ou é massa de Biscuit?

Deixar Um Comentário